6ª Prova de CA do FC Adventure
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CGCA - 2ª Etapa (Estrela / RS / Brasil) - 03/2012
5ª Prova de CA do FC Adventure
Mais um final de semana para competir, relaxar e principalmente divertir-se ! Prova valendo pela 2ª etapa do CCGA na cidade de Estrela / RS. A aventura começou na chegada sábado á noite, fomos direto para o local da concentração, um colégio que abrigava os aventureiros, reecontro com a galera, movimentação intensa, aquele clima descontraído e gostosos que nos motiva à cada prova. Hora de dormir, e quem disse que o sono existe em noite pré prova? Lá pelas duas da manhã resolvo dar uma volta no saguão do hotel onde ficamos e encontro meu amigo Elomar, assim como eu, inquieto e agitado, sem sono, muitas risadas, pois se tivesse combinado não teria daddo certo. Conversamos a respeito da prova por um bom tempo, ele debutando após alguns convites em que não pode aceitar, velho parceiro de aventura e que trás na lembrança a janelinha mais linda que já apliquei jogando futebol, por sorte (dele) não foi filmada, mas com certeza se qualquer pessoa perguntar sobre o episódio, sua risada entregará a verdade hehehehehehe, buenas, voltando ao assunto principal, fomos descansar alguns minutos e logo em seguida já nos encontrava-mos carregando o carro, preparando as bikes e partindo para o local da largada.
Muita água nas garrafas e mochilas (a previsão era de 40º) e finalmente alinhamos para a largada, 1º techo de bike com poucas subidas, porém que já desgastou bastante meu parceiro que retornava de um longo período inativo nas atividades, para complicar um imprevisto, uma das bikes estragou, levando cerca de 20 min para consertá-la, em uma prova de "tiro curto" não preciso dizer que comprometeu toda a estratégia e resultado da corrida, naquele momento nossa colocação era muito boa, mas isso também faz parte, imprevistos podem ocorrer, e infelizmente ocorreram. Seguimos adiante com o penssamento, DIVERTIR-SE no restante da prova, isso mesmo, já que buscar uma posição melhor seria muito complicado, vamos curtir "ainda mais", fazer uma boa trilha, uma boa remada, uma boa corrida/caminhada sem stress e sem pressão pelo resultado, e foi uma das melhores corridas neste sentido, demos boas risadas, contamos causos, fofocas (sim, homem também faz...e bastante), falamos de futebol e mulheres, mulheres e futebol, futebol e mulheres... e assim foi passando o tempo, quando percebemos já era a linha de chegada, com tempo da corrida de 02 horas, mas sensação de horas de boa conversa e grande amizade! Parabéns ao Elomar (lembrando da janelinha), não é fácil correr pela 1ª vez uma CA, mas depois é uma melhor que a outra !! Antes de terminar, lembrei que preciso fazer esse registro sobre nossa canoagem, não rendia como os demais participantes, analisamos e encontramos o motivo, peso estimado em nosso caiaque, 1/4 de tonelada, ou seja, 250 kg... te mete, tava quase virando submarino kkkkkkkkkkkk
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CGCA - 1ª Etapa (Tramandaí / RS / Brasil) 02-2012
4ª Prova de CA do FC Adventure
Neste último final de semana tivemos a 1ª etapa do CGCA, realizada na Praia de Tramandaí, Litoral Norte do RS, aqui já escrevo a primeira novidade, uma prova disputada na praia entre dunas, lagoas, barracas, guarda-sol... exclusividade para a equipe FC Adventure, uma experiência nova para nosso currículo, de brinde tivemos o 1º contato "competindo" com os caiaques, que ainda não entendi porque não possuem acelerador e principalmente direção, no início "testamos" vários 360º, um seguido do outro, após conseguir amanssar o laranjão, ele finalmente foi em linha quase reta... A prova tinha outra caracteristica única, a ausência dos terriveis morros e suas subidas desgastantes, linha ao mesmo nível em todo trajeto, basicamente prova de explosão... Para completar as novidades, talvez a mais importante, uma nova formação no FC Adventure, meu primo Robi formou a dupla comigo, iniciando justo na prova em que eu teria também muitas novidades a desvendar no trajeto, valeu muito a participação do primão, durante o trajeto fui dosando o ímpeto do guri no início e motivando para não desistir no final, me senti um "veterano" em CA ...
Deixando bem claro que o "veterano" apenas em relação a experiência, pois na condição física parecia até que o guri era eu hahahahaha
Prova leve e rápida comparada com outras, belas paisagens (PRINCIPALMENTE NA HORA DE CORRER NA AREIA, CADA TCHUTCHUCA LINDA), por hora motivaram ainda mais, por outro lado a concentração na corrida já era hehehehehe.Mais uma corrida com alma e stress aliviados para encarar a corrida do dia-a-dia na selva de pedras !
Beijão pessoal, obrigado pelas visitas, comentários carinhosos e principalmente pela AMIZADE de todos vcs.
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VII Adventure Race (Passo Fundo / RS / Brasil) 12-2011
3ª prova de CA do FC Adventure
Ainda estamos na fase de aprendizado de como desenvolver uma boa prova de CA aproveitando de forma equilibrada o FITAME (Fisico/Tatica/Mente) em todas as transições ao longo do trajeto, sabendo dosar a empolgação de uma largada, mantendo o ritmo em meio de prova e tirando forças para uma chegada forte.
Sabemos que tudo isso leva tempo e não aprende-se apenas lendo, o melhor estudo é a prática, vivenciando prova a prova, metro a metro, analisando cada atitude tomada, cada tática utilizada, cada esforço, cada suor, acertos, erros... Querendo já “estudar” os capítulos além, resolvemos participar de uma prova mais longa, topamos um desafio de 42 km (quase o dobro das participações anteriores) com provas inéditas para nós, Bóia Cross, Orientação por Bússula mais intensa e até mesmo o Rapel fizeram parte das novidades ao FC Adventure.
Decisão tomada de participar, arrumamos as malas e partimos de carro 300 km em direção a cidade destino, no caminho o comentário que algumas provas ultrapassam essa kilometragem que estávamos percorrendo fez com que os 42 km que nos esperavam fossem comparados a “volta na quadra”. Chegando no “QG” da competição, nos deparamos com um excelente camping as margens de uma represa com toda infra-estrutura necessária, um recepção linda da natureza e que confirma que a participação nestas competições vale muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito a pena. Era um sábado de sol intenso, montamos nossas barracas (até isso era novidade) e fomos direto para a represa nos refrescar levando junto as bóias que seriam utilizadas na prova, aqui já percebemos nosso 1º erro: Não testar o material antecipadamente ! As bóias apresentavam pequenos furos, por sorte era sábado, e se fosse na hora da corrida? Voltando para o acampamento notamos que a movimentação estava ficando mais intensa, carros chegando com bikes penduradas, mais barracas, amigos reconhecidos de outras provas, essa agitação é muito bacana, o “clima” é contagiante !
A noite foi reservada na ordem para reunião da comissão com as equipes, apresentação das mesmas e na sequência o tradicional jantar de massas que antecede o dia das competições, voltamos ao “QG do FC Adventure” e fomos organizar e revisar os últimos detalhes, ficamos envolvidos, o tempo foi passando e aí o 2º erro: Dormir tarde na véspera ! Ok, a ansiedade e agitação dificultam o sono, mas muitas outras provas virão e temos que aprender a lidar com esses sentimentos que com certeza acabam afetando no desempenho futuro.
Domingão despertou com sol forte, já mostrando que o dia seria de temperaturas elevadas dificultando ainda mais a corrida, café com a galera animada, mapas destribuídos e analisados, tudo pronto e FÓÓÓÓÓÓÓÓMMMMMMM às 08:00 em ponto partimos para nossa aventura mais longa, os primeiros trechos eram conjuntos para ambas as categorias, ou seja, os blocos não se distanciavam visualmente, partimos com um trecking onde um dos PCV era coletar o numeral de uma porteira e já nesta 1ª parte da prova nosso 3º erro: Ansiedade e falta de comunicação ! Cada um de nós visualizou um numeral diferente em locais diferentes, na pressa de partir logo para o próximo PCV, optamos por escolher a numeração errada, o que só fomos saber na hora de repassar ao PCH que nos aguardava na transição do Bóia Cross, faltou PARAR, RESPIRAR, CONVERSAR E PENSAR o que seria o mais correto, se tivessemos revisado o local no momento da dúvida, o tempo perdido seria infinitamente menor do que a punição imposta (conforme regulamento) por ter dado o dado incorreto.
Foi frustrante ao saber do equívoco, penalização logo no 1º dos tantos trechos que teriam pela frente, e aí ocorreu nosso 4º erro: Desânimo e Desmotivação ! Mesmo sabendo que isso ocorre com frequência nas provas, principalmente as de grande distância e muitos PC (Sempre lemos relatos das equipes em competições mundo a fora), foi difícil continuar “pilhado” sabendo do erro e principalmente que nossos amigos (NUNCA INIMIGOS) de outras equipes eram “macacos velhos” e que dificilmente cometeriam algum erro deste calibre, o que sobraria para a dupla de “macaquinhos novos” ?
Após surgir até mesmo a hipótese de abandonar a prova, seguimos em frente, levando, indo... e aí surgiu o 5º PIOR DE TODOS OS ERROS: Desunião da equipe ! Partimos calados, cada um praticamente desenvolvendo uma corrida solo, brabos com tudo, com todos e com nós mesmos, deixando de aproveitar todos os atrativos que estavamos vivenciando, deixando de aprender com a competição, o qual era nosso objetivo inicial, participar dos 42 km e tirar proveito da melhor forma possível das novas provas, novas técnicas, novas táticas, novas dores... Aproveitamos sim, mas da pior forma, fugindo de uma das principais caracteristicas e talvez o grande segredo do sucesso nas Corridas de Aventura: O TRABALHO EM EQUIPE !! Para fechar os erros, ainda não traçamos o mapa de forma adequada e cometemos o 6º erro: Leitura equivocada do mapa ! Realizamos alguns km além do necessário gerando um desgaste ainda maior, pois não percebemos que haveria um trajeto mais curto, fácil de reconhecer, mas que passou desapercebido por consequência dos erros anteriores que se acumularam.
Foi nossa maior prova, nossa pior prova e a nossa mais proveitosa prova...
Como assim proveitosa ??? Acabei de ler que não aproveitaram o percurso ?
É verdade, o percurso não, porém as lições após o mesmo foram muito grandes, aprendemos com os erros, “estudamos” na prática e na próxima corrida eles serão lembrados e tentarão ser evitados, tentarão... pois podem ocorrer novamente a qualquer hora e com qualquer equipe, o que certamente não se repetirá é a desunião da equipe, essa não deve nunca ocorrer !
__________________________________________________________________CircitoTchê de Aventura - 3ª Etapa ( Igrejinha / RS / Brasil) 10-2011
2ª prova de CA do FC Adventure
As Corridas de Aventura são escolas de experiências individuais e coletivas que levamos para nossas vidas, colhendo resultados e aproveitando-os posteriormente !
A prova em especial nos apresentava uma novidade, a utilização de mapa para deslocamento, nada complicado, mas que gerava certo receio de perder-se no caminho e comprometer a participação, vale ressaltar que o evento obteve recorde de participantes, 167 aventureiros que fizeram da etapa a maior competição Multiesportiva do RS em 2011, nós ali no meio...
Desta vez tentamos corrigir alguns pontos que falhamos na 1ª experiência: Tentamos dormir mais e melhor na noite anterior, os "Guides" eram específicos para CA e estáva-mos FITAME melhor preparados.
FITAME: Fisicamente, Taticamente, Mentalmente (criamos esse termo, querendo lançar moda kkkk)
Nesta 1ª parte o FI já foi por água abaixo, ou melhor, morro abaixo, o coisinha complicado esse detalhe chamado preparo físico, a subida foi difícil, a Cruz (local da 1ª transição) parecia cada vez mais longe, a CA nesse momento parecia um pagamento de promessa devido ao sacrifício !!! Obviamente que perdemos algumas posições neste trecho, pois tiveram equipes (loucos ???) que subiram pedalando (o FI um pouquinho melhor que o nosso...). Chegando na Cruz do Morro da Fé (sempre tivemos fé que chegaria-mos um dia lá) a transição Bike/RUN mostrou nosso TA efetivo, no circulo que apresentava o trajeto do mapa, optamos pelo caminho inverso a maioria dos demais competidores, subidas mais íngremes, porém mais curtas em relação a outra direção com uma subida mais leve, longa e contínua. Um bom espaço de tempo foi recuperado neste momento em relação aos parceiros das outras equipes (detalhe: nunca serão adversários, sempre parceiros/amigos). A última abreviação ME foi importante neste momento da prova, sabendo que foi necessário subir igualmente seria necessário descer, por isso forçamos um pouco além no RUN, mesmo sentindo algumas dores musculares, pois posteriormente o trajeto seria light e não exigiria o FI (não tinha mais mesmo), nova transição, pegamos a bike, enchemos a garrafa de "água benta" gelada que descia por um córrego e fomos curtir o vento no rosto, descendo morro abaixo com os demais participantes, nós ali no meio, alcançando incríveis 73 km/h em determinado trecho.
Linha de chegada... festa... TAME aprovados ! O FI pegou recuperação e vai fazer avaliação na próxima competição...
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Multisport Serra Gaúcha 2011 04/09/2011 (Três Coroas / RS / Brasil) 09-2011
Prova de estréia do FC Adventure
O início em qualquer atividade sempre é muito dificil, ainda mais quando a preparação não é adequada as exigências e principalmente tratando-se de Corridas de Aventura. Uma boa condição física associada à prática de esportes (preferencialmente de aventura) é fator "quase obrigatório". Desafiando limites e buscando superação a equipe FC Adventure fez sua estréia no cenário Gaúcho, contrariando o fator da quase obrigatoriedade que a prova impõem por suas dificuldades naturais, resolvemos nos inscrever, com muitas dúvidas a serem sanadas em relação a corrida, com imensa curiosidade, ligeira apreensão ao que nos esperava e como nossos corpos e mente iriam reagir frente aos obstáculos futuros. Com pouco tempo livre para treinar, nos concentramos em conseguir deixar pelo menos os equipamentos em dia e corretamente preparados para a prova.
Um "banho de loja" em nossas surradas bikes foi o começo, recursos financeiros limitados porém suficientes para que os ajustes necessários nos desse a confiança de não ficar pelo caminho com as "magrelas" à não ser que ocorresse algum imprevisto (o que é comum e até de certa forma esperado nas Corridas de Aventura), na sequência investimento na compra de materiais de uso pessoal, luvas, capacetes, roupas, mochilas... sempre respeitando o limite orçamentário, porém roubando mais moedas do porquinho para essas compras do que em relação as bikes, pois não havia nada de equipamento. Cada compra uma expectativa gerada, não vai cair o capacete? Não vai dar bolha nos pés? A mochila é forte? O material é o melhor? Mesmo com um bom tempo gasto em pesquisa para buscar detalhes de como "funciona" uma prova deste tipo e como seus aventureiros participam, nossas dúvidas permaneceram até o dia do evento. É importante registrar que tudo isso descrito ocorreu 3 dias antes da competição...
Buenas, chegou o tão esperado dia, não imagina-se que a noite anterior foi de tranquilidade, pelo contrário, a excitação era tão grande que dominou o sono, o Charles mal pegou no sono, enquanto que o Fábio voltava pela madrugada de um aniversário.... No horário marcado antecipadamente nos encontramos e fomos ao local do evento, no caminho muitas táticas elaboradas e um sorriso inconfundivel a cada carro que passava carregando bicicletas no suporte... o clima já estava esquentando, estava chegando o grande momento.
Buenas, chegamos... e agora? Não podemos voltar atrás... Segue o baile, retirada dos kits, mais dúvidas, mais perguntas, mais apreensão, mais excitação, mais tudo... Foto pra cá, foto pra lá (aproveitando que ainda estávamos inteiros) e fomos para o local da largada que se daria através do Rafting, no trajeto até o caminhão que nos levaria uma subida quase de 180° mas que passou desapercebida devido ao entusiasmo. Béééééééééé buzina que indicava ser nossa vez de entrar na água e remar 8 km rio abaixo, já tinhamos experiência no rafting e por isso essa parte era considerada a mais fácil... na teoria, pois na prática remar contra o tempo foi cansativo, o rio estava baixo e com isso exigindo muita técnica e concentração para escolha do melhor caminho, quase ficamos encalhados em duas ocasiões, porém superamos e chegamos grudados com o bote da frente que havia largado 1 min antes, na sequência a 1ª parte tão esperada e planejada por nós: Transição bote / MTG
Troca de tênis e lá fomos nós para 7 km de MTG, antes porém, enfrentamos "aquela" subida comentada anteriormente de ilusórios 180°, o que antes havia passado desapercebido tornou-se assustador, mas o pior ainda estava por vir, após uma breve descida pela estrada de chão, um desvio aguardava os competidores, quase insuportáveis 6 km de morro acima na Serra da Canastra, tão ingreme que pedalar era impossivel, empurrar sem vergonha foi ordem de lei. No meio do trajeto a noite mal dormida começou a fazer efeito, o remédio veio com uma água estupidamente gelada que corria pela lateral em um córrego morro abaixo, bendita água (salve a natureza 1), aquilo renovou nossas forças e chegamos na transição da bike para o RUN, 5 km por trilhas de belezas que nos fazem esquecer qualquer dor e/ou cansaço (Salve a naturetza 2), nesta etapa nossa equipe conseguiu um excelente tempo porém os imprevistos tão temidos nos pegaram um pouco antes da transição RUN / MTG, uma lesão no músculo Vasto medial do Fábio nos deixou tenebrosos, conseguiria ele suportar a dor até a chegada faltando ainda 8 km de Bike? Seguindo o lema da equipe Adiante sempre/Desistir jamais continuamos após alguns minutos de alongamento e hidratação, o trecho foi muito dificil, estreito e com muitas pedras grandes e soltas pelo caminho, pode-se dizer que o local era quase impraticável para uso de bikes, quase, para o FC Adventure não, conseguimos ultrapassar muitas equipes neste trajeto, realizando um tempo digno de categoria Pró, mesmo com as dores musculares seguimos firme, pedalando forte e finalmente cruzando a linha de chegada com um tempo muito inferior ao esperado. Muita alegria, vontade de chorar (de felicidade), mil coisas para contar, relembrar e de presente a notícia da 5ª colocação, resultado expetacular uma vez que não nos preparamos adequadamente/fisicamente. Como ficaram as dores ???
Que dor ??? No final tudo é alegria e a única coisa que se pensava era: Quando tempo falta para a próxima corrida...